Nossa História

O Começo
A história começa em 1954, com a chegada do simpático casal Sr. David Machado e Sra. Maria Ana Rodrigues Machado juntamente com seus filhos, dentre os quais estava o nosso querido presbítero Jorge, em Sapucaia do Sul. Nesse ano de 1954, a Sra. Maria Ana Rodrigues Machado, que conhecera o Senhor Jesus na Igreja Presbiteriana de Porto Alegre, tendo a ardente vontade de estar próxima ao povo de Deus, procurou o pastor Antônio Elias para que esse pudesse pregar a Palavra do Senhor em sua casa. O pastor aceitou o convite e, assim, a casa da Sra. Maria veio a se tornar um ponto de pregação do Evangelho.
Imagem: Sr. David Machado e Sra. Maria Ana RodriguesA Pequena Igreja
Depois que o irmão rev. Antônio Elias foi embora em 1957, quem assumiu seu lugar foi o Rev. Odayr Olivetti, o qual, no mesmo ano, comprou dois terrenos em Sapucaia do Sul. Em janeiro do ano seguinte, o senhor David Machado construiu uma casa de madeira com estilo de igreja, a qual serviria para espalhar a sã doutrina por meio dos Cultos e das Escolas Bíblicas Dominicais. (O pastor Odayr Olivetti permaneceu até 1960 e foi substituído pelo Pr. Oscar Ciola).
Imagem: a casa de madeira construída pelo Sr. David Machado

Como se Desfez a Pequena Igreja
Em Canoas, um senhor espanhol chamado Francisco Querol e sua família possuíam uma vidraçaria, na qual o Pr. Odair Olivett dava assistência. Naquele mesmo ano, o Pr. Odair inaugurou a congregação em Sapucaia e, desde então, o senhor Francisco Querol e sua família passaram a frequentar a congregação em Sapucaia mantendo, entretanto, o ponto de pregação em sua casa. Essa família abençoadíssima contribuiu de forma significativa nas Escolas Bíblicas Dominicais.
Os trabalhos naquela congregação estavam indo muito bem, mas, infelizmente, em 1963 um forte vento derrubou a congregação e a partiu ao meio.
Reconstrução
Como a primeira igreja estava também começando não havia recursos suficientes para que o templo fosse reconstruído. Sem enxergar outra saída, o conselho decidiu vender os dois terrenos e fechar os trabalhos em Sapucaia. Mas os planos de Deus não podem fracassar! O Senhor tocou o coração de seu servo, o Sr. David Machado, e este, por sua vez, desmanchou e reconstruiu a congregação, porém menor, e tudo isso com os recursos de seu próprio bolso. No dia sete de dezembro de 1963, a congregação foi reinaugurada pelo então pastor, o Sr. Oscar Ciola.
Nesse meio tempo, o conselho decidiu escalar o presbítero Manoel Junqueira para ficar responsável pelos trabalhos na congregação de Sapucaia. O casal Manoel Junqueira e Marina Junqueira foi uma bênção.
O pr. Oscar Ciola ficou de 1960 até 1965.


Sr. e Sra. Greide
Em 1965, o casal Sr. Floyd Greide e Sra. Loida Greide, junto com sua família, assumiu a congregação de Sapucaia do Sul. Foi somente a partir desse ano que as reuniões se tornaram mais frequentes. O pastor Floyd também foi responsável pela compra do terreno e pela construção da congregação de Canoas. Vale destacar que o Rev. Floyd precisava retornar periodicamente aos Estados Unidos para renovar seu passaporte.
O Rev. Floyd permaneceu de fevereiro de 1965 a setembro de 1967, quando deixou a congregação sob a liderança do pastor Alberto Journey, que a pastoreou de setembro de 1967 a maio de 1968. Após o Rev. Alberto Journey, o pastoreio foi assumido pelo Rev. Rubens Sulc, que permaneceu de maio de 1968 até 1970.
Templo de Alvenaria
No ano de 1970, o Sr. Floyd Greide retornou para reassumir o pastoreio da congregação, exercendo essa função de 1970 a 1975. Ao final desse período, o Sr. Floyd passou a atuar em outros setores, deixando em seu lugar o Rev. Geraldo Camargo, que assumiu este ministério até 1980. Ele foi responsável por desmanchar o antigo edifício de madeira e construir um novo de alvenaria.
É justo destacar que os tijolos utilizados na construção foram arrecadados pela irmã Zeferina dos Santos, membra da Sociedade Auxiliadora Feminina. Em fevereiro de 1981, o pastor Paulo Edison Petreca assumiu o pastoreio, permanecendo por um curto período, até 1982.


A Primeira Igreja Fora da Capital
Em setembro de 1982, o Rev. William Carraher assumiu a congregação. Foi ele quem construiu o templo de alvenaria que é usado até hoje pela igreja, além de uma casa pastoral de madeira ao lado.
Em 1985, as congregações de Sapucaia e Canoas se uniram para formar uma única igreja, a primeira fora da capital, Porto Alegre. Assim surgiu o primeiro Presbitério do Rio Grande do Sul, composto pelas igrejas presbiterianas da Azenha, do bairro Tristeza, do bairro Cristo Redentor, Metropolitana e Sapucaia do Sul.
O pastor Bill retornou aos Estados Unidos, deixando em seu lugar o missionário José Xavier de Oliveira, que liderou a igreja de abril de 1985 a dezembro de 1988.
Pastor Levi F.
Em janeiro de 1988 o pastor Levi F. da Silva assumiu o cargo de pastor da igreja, permanecendo neste ministério até junho de 1989.


Pastor Henry Matthew Haswell Jr.
De 1989 a 1993, o senhor Henry Matthew Haswell Jr. assumiu o pastorado da igreja.
Presbítero Jailton Galvão
De julho de 1993 até dezembro do mesmo ano, foi o presbítero Jailton Galvão quem assumiu os trabalhos da igreja. O Sr. Jailton foi também presidente do presbitério.
Imagem: o Presbítero Jailton Galvão está à esquerda perto da irmã de amarelo.

Pastor Célio João Duarte
De janeiro de 1994 a dezembro de 1995 foi o pastor Célio João Duarte que pastoreou a igreja.
Imagem: O senhor que está de costas é o nosso querido irmão, Sr. Jorge David MachadoPastor Luiz Alberto de Castro
Em janeiro de 1996, o pastor Luiz Alberto de Castro assumiu a igreja, juntamente com sua esposa, Lídia, e seu filho, André. Ele foi responsável por iniciar a construção da casa pastoral, de quatro salas para as Escolas Bíblicas Dominicais, dois banheiros e duas peças destinadas para aluguel. Essa família permaneceu até dezembro de 2001.


2002 e 2003
De janeiro a dezembro de 2002 foi o senhor Josinaldo C. Nascimento quem pastoreou nossa igreja e, de janeiro a dezembro de 2003, o senhor Antônio Paulo M. de Oliveira assumiu o ministério pastoral da igreja de Sapucaia.
Pastor Paulo Roberto Magalhães
Em janeiro de 2004 assumiu o pastor Paulo Roberto Magalhães com sua esposa Isabel. Ele foi responsável pela colocação do piso e do reboco interno e pastoreou a igreja até 2008.


Pastor Domingos Orlando da Silva
Em 2009, o Rev. Domingos Orlando da Silva assumiu a liderança da igreja, dando continuidade aos trabalhos. Ele permaneceu no cargo de pastor até 2010.
Momentos de Tribulação
Após a saída do Rev. Domingos, o pastor Edvaldo Xavier Gomes assumiu a liderança da igreja, acompanhado por sua esposa. Ele pastoreou a igreja de 2010 até 2017.
Infelizmente, esse foi um período em que a igreja voltou a ser congregação presbiteriana.


Recomeço
Contudo, Deus continuava no controle. Inicialmente, o Presbitério entregou a congregação, por um curto período, aos cuidados da Igreja Presbiteriana de Sapiranga.
Posteriormente, a Igreja Presbiteriana do Brasil em Canoas, com apoio do Plano Missionário Cooperativo (PMC) assumiu a responsabilidade pela congregação, enviando o Rev. Everton de Borba Pereira para pastoreá-la com os poucos membros que restavam.
O pastor Everton permanece pastoreando a igreja, sob a graça de nosso Deus, até os dias atuais (2025) juntamente com o novo conselho da igreja.
Deus, em Sua Eterna Sabedoria, permitiu que todas essas coisas acontecessem com essa comunidade. Como Ele é sempre tão bondoso, em 2020, durante a pandemia de COVID-19,
Deus trouxe um novo grupo de pessoas que se tornaram membros da igreja, possibilitando, assim, um novo recomeço para a nossa comunidade. Que essas pessoas possam levar o Evangelho a
toda criatura em Sapucaia do Sul e pelo mundo.
Daqui em diante, a história continua com essas pessoas e as demais que o Senhor enviar, sob a bênção de Jesus Cristo, que nós sejamos sempre orientados em Seus caminhos, crescendo em amor e santidade.
Considerações
Este texto foi adaptado por Jean Pereira Zeni, com base no texto original escrito pelo irmão Presb. Hemérito Sr. Jorge David Machado que fez sua pública profissão de fé, batismo e casamento também nesta mesma igreja.
Filho do Sr. David Machado e da Sra. Maria Ana R. Machado. O Sr. Jorge vivenciou a história desta comunidade e permanece ativo na igreja até hoje (2025).
